Consultor de notícias, uma nova função no jornalismo

David Cohn fez muito bem em retomar dois assuntos sobre os quais tratou recentemente.

Um dá conta de uma possível nova função no jornalismo: consultor de notícias. Consiste em percorrer sob demanda a rede colhendo informação para demandas específicas de um cliente.

Eu acrescentaria ainda a possibilidade de a função ser útil também ao jornalismo diário, com a preocupação de reunir links úteis para a compreensão do noticiário e hierarquizá-los, usando para isso todas as mídias sociais disponíveis (blog, microblog, sites de compartilhamento de conteúdo, redes sociais etc).

A outra de Cohn é  uma experiência que já ocorre no jornal alemão Taz, é bastante interessante. Lá, no térreo do prédio da redação funciona um café público onde, inevitalmente, os jornalistas da casa fazem seus pit stops.

O jornal incentiva os leitores a frequentar o espaço e trocar impressões com os membros do estafe. Essa relação pessoal reforça o aspecto “marca” de cada integrante da equipe, além de criar laços que eventualmente poderão ser convertidos em grandes reportagens.

A gente que fala tanto na necessidade de desbravar o mundo on-line que muitas vezes se esquece da conversa olho no olho, né? Ela é boa também para conhecer quem nos lê também.

3 Respostas para “Consultor de notícias, uma nova função no jornalismo

  1. Eu gosto muito daqueles resumos que a FOL faz sobre temas mais polêmicos e exaustivamente suitados. Facilita muuuito.

    Sobre o café do tal jornal alemão, excelente ideia. Já que os repórteres, com o advento da internet, telefone, fax etc, têm passado mais tempo na redação do que na rua.

    Vou oferecer esse novo serviço (consultor de notícias) na minha empresa. rs

  2. Pingback: Jornalismo e vínculos sociais | Webmanario

  3. Pingback: O bar da Rádio Itatiaia | Webmanario

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s