“A sociedade deveria dar incentivos e benesses para o jornalismo”

A turma do Jornalistas & Companhia, que acompanha sempre de perto o noticiário que envolve o bastidor da mídia brasileira, fez uma ótima entrevista com Ricardo Gandour, o homem que comanda o conteúdo dos veículos do Grupo Estado _entre eles o mais nobre, o jornal O Estado de S.Paulo, um dos maiores do país.

No papo, Gandour falou sobre praticamente tudo.

Mostrou, como tem sido praxe entre os executivos dos maiores jornais brasileiros, otimismo com o atual momento econômico de sua empresa (“A situação financeira é boa. Esperava-se que fosse tragicamente menor”).

Comentou sobre o Jornal da Tarde, o patinho feio da empresa (mas com uma imensa ficha de bons serviços prestados ao jornalismo) e passeou um pouco pelo o avanço tecnológico e sua influência nas redações, prometendo uma pauta que já nasça multimídia _ou seja, pensar conteúdo para diversas plataformas, que é a verdadeira definição de convergência.

Mas o que achei mais interessante: Gandour cobrou, da sociedade, mais envolvimento na hercúlea tarefa de repensar o papel do jornalismo impresso e, assim, garantir sua sobrevivência. Para ele, a sociedade “deveria dar incentivos e benesses porque a atividade jornalística é de interesse público”.

Faz sentido, mas será que ela está disposta?

7 Respostas para ““A sociedade deveria dar incentivos e benesses para o jornalismo”

  1. Veja desta semana, em artigo sobre a crise que assola o “The New York Times”, diz que as pessoas não estão trocando o hábito de ler o jornal de papel por causa da internet – diz que as pessoas estão deixando de ler informação. Para exemplificar, conta que no maior site de jornal do mundo, o do Times, o tempo médio de permanência dos leitores é de 35 minutos POR MÊS, algo como 1,10 minuto por dia.

    Além disso, 42% dos americanos dizem que sentiriam pouco ou nada se os jornais que lêem deixassem de existir.

    Cito tudo isso para tentar responder à pergunta: a sociedade está disposta a incentivar a atividade jornalística?

    Infelizmente, parece que não.

  2. Na sua última frase, a pergunta, parece faltar algo.

    • Será que a sociedade ESTÁ disposta a dar incentivos e benesses para o jornalismo, Everton?

      Obrigado pela correção!

      abs

  3. O post é interessante, sobretudo o final, que transcrevo: Gandour cobrou, da sociedade, mais envolvimento na hercúlea tarefa de repensar o papel do jornalismo impresso (…). Para ele, a sociedade “deveria dar incentivos e benesses porque a atividade jornalística é de interesse público”.
    A primeira coisa a repensar e para se poder chamar de interesse público, é o jornalismo não se vender ao poder político, ao governo, de que o Estadão se está tornando um triste exemplo.
    Talvez por isso suas finanças vão bem, com propaganda oficial que compra consciências.

    • Sepulveda,

      Ótimo comentário. Parece que esquecemos que a publicidade oficial infesta os jornais brasileiros. E, neste período de crise, é uma situação complicada e perigosa.

      Um abraço

  4. Alec,

    se a sociedade não confia na imprensa que tem, não dá para cobrar incentivos e benesses, não é? A imprensa brasileira, de modo geral, não é bem vista pelo público. Lemos as notícias sempre com um pé atrás, tentando perceber nas entrelinhas qual é a real intenção do jornalista que a editou.

    Concordo com o comentário do Edu: parece que as pessoas não estão preocupadas com o futuro do jornal porque têm a ilusão que o conteúdo oferecido na internet basta.

    Quero ver como a internet irá se virar sem o impresso, já que metade do conteúdo online, ou mais, vem de fora.

    • Carol,

      Eu não tenho dúvida de que o conteúdo on-line, hoje, em boa medida reproduz ou repercute os jornais impressos. Mas não precisa ser assim. E já há alguns modelos de “jornalismo de verdade” na web. É a tal história: não importa a plataforma.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s