Mais diálogos sobre a era da conversação

Participei na noite desta terça-feira da 13º Semana da Comunicação da UNG, a Universidade de Guarulhos.

Foi mais um diálogo sobre a conversação e outras modificações que a tecnologia impôs ao jornalismo. Como você pode ver pelos slides, não muito diferente do papo que mantive em outras faculdades (e mesmo dentro da Folha de S.Paulo) recentemente.

Hoje foi um pouco diferente porque havia a necessidade de dar ênfase ao jornalismo esportivo _que, afinal de contas, é o que desempenho no dia a dia. Daí eu sempre dou um jeito de cutucar quem gosta de esportes, mas não de jornalismo, e tentar afastá-lo o quanto antes da profissão. “Façam educação física, gestão em marketing esportivo, sei lá, tantas carreiras…”, digo.

Exibi ainda uns títulos ruins (eles estão por toda parte, é só procurar) e tive de tempo de discursar contra a obrigatoriedade do diploma para se trabalhar na profissão.

Muita gente não gostou do que ouviu.

5 Respostas para “Mais diálogos sobre a era da conversação

  1. As melhores palestras costumam ser as mais niilistas, pois elas são extremamente objetivas, diferente das outras que enrolam pra caramba em proselitismo besta.

  2. Me convida pra próxima palestra? Prometo não interromper com comentários nem perguntas. rs

  3. Sim, é muito difícil ser objetivo às vezes. Mas é imprescindível hoje em dia.
    Bom, não sou da área do jornalismo, mas sempre sou um curioso sobre tudo. Já assisti palestras sobre diversos temas quando consigo, e as piores são as que falam mil maravilhas sobre determinado tema, au passant, e a partir daí sobra muito tempo pra falarem sobre muita coisa que pouco ou nada tem a ver com o tema anunciado. Já as ‘niilistas’ (uso o tema humoristicamente, não creio que você o seja), daquelas que mostram os diversos problemas da atividade ou do assunto explicitamente, são bem mais interessantes por justamente serem objetivas. Isso por experiência pessoal, claro na maioria dos casos.

  4. Pingback: Às vezes, é melhor não publicar nada « Webmanario

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s