Twitter: conversação privada ou pública?

Esta é uma bela discussão: aquilo que você escreve no microblog (seus tweets, portanto) estão protegidos sob a lei do copyright? Trata-se de comunicação pública ou privada?

A pergunta do Mark Cuban é interessante: o cara foi a um jogo de basquete nos EUA e postou mensagens no Twitter. Uma delas foi parar num programa da ESPN sem o consentimento dele. E agora?

Num momento em que o sinônimo de microblog já melou julgamento e provocou punição a dirigente que criticou árbitro (isso sem contar que já rendeu processo por calúnia e difamação), parece mais que evidente que o que é dito ali equivale a uma declaração em praça pública ou publicada num jornal ou exibida na televisão. Falou, assuma.

Mas falta o selo da Justiça para confirmar isso, né?

3 Respostas para “Twitter: conversação privada ou pública?

  1. Alec,

    neste caso, acho que não. O twitter é como uma frase dita numa entrevista…

    É a mesma que usar informações dos blogs dos famosos em matérias. A informação está em um “veículo oficial” dele, ué. Se está lá, ele autorizou.

    Comunicação na web é pública.

    Apropriar-se do conteúdo de outro como sendo seu é crime.

  2. Querendo ou não, é uma conversação pública. É dessa forma se olharmos para as outras rede sociais: podemos entender como privada mensagens do orkut, myspace ou flickr? Creio que não. De qualquer modo, a ética pessoal e o bom senso dizem que tudo que não é nosso deve ser citado.

    • Rodrigo,

      exatamente, concordo contigo. Mas a principal preocupação aqui é uma mensagem pública tua numa rede social (tipo “como é gostoso o hambúrguer do Joca´s”) ir parar num comercial. Imagina?

      abs

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s