
Alunos do terceiro semestre da PUC-RS pouco antes de aula sobre jornalismo digital (Foto: Alec Duarte)
Ainda em Porto Alegre, participei de uma aula de jornalismo digital dos professores Ana Brambilla e Andre Pase aos alunos do terceiro semestre da Famecos, a faculdade de comunicação da PUC-RS.
Foi uma conversa bem centrada na importância de o jornalista entender que foi desbancado pela tecnologia (o público agora tem acesso aos mesmos dispositivos e pode fazer jornalismo se quiser) e na necessidade de estabelecer uma conversação consistente, produtiva e colaborativa com essa gente.
Na apresentação, mostrei alguns cases importantes de fusão, apropriação e uso de novas ferramentas _mas bem sob a ótica do contexto de circulação e relevância de periódicos no Brasil.
A conversa fluiu tão bem que falamos ainda de campanhas virais na web e do negócio dos jornais gratuitos. E, claro, de um bom exemplo de mobilização da ex-plateia que deixou um site noticioso de joelhos: o #completeog1, que obrigou o produto global a corrigir um problema imperdoável em seu canal de microblog.
Não vejo a hora de voltar.
Que tri, Alec! A gente é que espera a tua volta 🙂 E te agradece muuuito as ideias tão oportunas, atuais e bem sacadas que dividistes conosco.
Ah, e muito tri tu guardares um recuerdo da “platéia”. É ela que dá sentido para o nosso trabalho, né?
Super valeu! Abração!!
Ana,
sem dúvida, sem troca com o público não dá nem pra pensar em trabalhar. Nossa, como o jornalismo mudou. Precisa agora que mude a cabeça dos jornalistas…
bjs