A ignorância sobre o que é a Internet

A ignorância sobre as potencialidades da Web _e, mais do que isso, sobre sua própria cultura e liturgia específicos_ não tem limite.

Nos Estados Unidos, como bem observou António Granado, o Boston Globe está sendo processado porque, meu deus, está linkando matérias hiperlocais de sites da Gatehouse Media, que por causa disso foi aos tribunais.

A reportagem do Read Write Web sobre o assunto está bem completa e ainda coloca o professor da Universidade de Nova York Jeff Jarvis no meio da discussão.

Ora, há tempo temos brigado contra essa coisa anacrônica de não levar o usuário a outros sites. Os portais, especialmente, têm medo de que o cliente saia e jamais volte, sendo que é exatamente este tipo de serviço (de encontrar coisas bacanas e direcioná-lo) um dos motivos que o fazem retornar várias vezes ao dia.

Como disse Jarvis, a Gatehouse Media deveria estar agradecendo ao Globe (de propriedade do New York Times), e não o processando. Certamente seus sites estão recebendo mais tráfego porque tiveram matérias indicada pelo jornalão.

E é assim que deve funcionar na Internet, mesmo que eu tenha de apontar para o site do meu concorrente. Sim, é verdade. Se você acha muito estranho, então prepare-se para isso. Já está chegando o tempo que será absolutamente impossível fazer jornalismo na rede sem linkagem externa.

Scott Karp costuma escrever com muita propriedade sobre o tema.

Quem não tem link é papel.

ATUALIZAÇÃO: Epic fail. Um post que discorria sobre as benesses da linkagem no jornalismo foi ao ar sem nenhum link (sendo que eles foram postos, via dispositivo móvel). Só agora, 13 horas depois, percebo o fracasso. Lamentável. E desculpas a todos.

5 Respostas para “A ignorância sobre o que é a Internet

  1. Taggear é a coisa mais natural do hipertexto web. Mostra as fontes e referências da notícia ao leitor que não precisa perder tempo no processo de busca.

  2. Tá, mas cadê os links? Se for para a gente refletir sobre a importância do link, acho que não funcionou, pq eu já concordava com vc e fiquei sem as referências que vc cita.

    Desculpa a chatice, eu normalmente gosto do blog.

    Abs

    • Renato,

      vc está coberto de razão!!!! Atualizei o blog via dispositivo móvel e pensei que tudo (os links, especialmente) estavam funcionando. Lamentável!!!! Só agora, tarde da noite, cheguei ao QG e arrumei um pouco a bagunça…

      Não vale como desculpa: fracassei.

      abs

  3. Imaginei que fosse problema técnico mesmo. Acontece. Abs

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s