As novas mídias, especialmente as redes sociais, nos impuseram aos jornalistas uma série de novos obstáculos na comunicação e interação com a “ex-audiência“.
Nesta quarta deu pra sentir a extensão de alguns deles ao observar o ataque de BBB9 pelo qual passou o serviço em microblog da Abril.com. Por horas, tudo o que atualizou-se no canal do portal no Twitter dizia respeito à nova edição do reality show da TV Globo _relevante, sem dúvida, mas só para um grupo específico.
É claro, isso desagradou a alguns.
Neste caso faltou segmentar a própria audiência. A criação de um canal “abrilcom_BBB9”, promovido eventualmente no endereço-mãe, teria resolvido o problema e evitado o desgaste.
Ainda dá tempo.
O público heterogêneo de um portal supõe, à produção de conteúdo e concepção de produtos, comprometimento com os interesses de todo um leque de indivíduos. Como eles podem agrupados exaustivamente (até chegar à unidade indivisível, que é você), a segmentação da mensagem é premissa.
Para isso, é preciso conhecer a ex-audiência. O microblog _que já é uma segmentação em si_ dá boas pistas.
Oi Alec,
Acho que a discussão levantada pela Ana no Novo em Folha tem tudo a ver com você e sua posição sobre a blogosfera. Quando tiver um tempinho, deixe suas impressões por lá…
Abraço,