A barriga do Ronaldo

placar_ronaldoEm 2000, já moribundo, o jornal A Gazeta Esportiva publicou uma capa que tratava, na verdade, de uma especulação. Era o dia em que seria anunciado o novo técnico da seleção brasileira de futebol, em substituição a Wanderley Luxemburgo.

Pois bem: naquela capa, três técnicos (não me lembro quais) e um enunciado do tipo “eles são os favoritos para assumir” apresentavam a reportagem. À tarde, a CBF divulgou o nome escolhido: era Leão, por acaso um treinador que não aparecia naquela matéria…

Eu era o editor-executivo do jornal e, portanto, responsável direto por aquele absurdo jornalístico que apenas comprovou nossa ausência de fontes e distanciamento da notícia. Diante disso, optou-se por chutar _muito para fora.

Agora foi a vez da revista Placar _ou melhor, do jornal gratuito editado por ela que circulou, como um teste, por um mês nos dias úteis em São Paulo.

Em 27/11, sob a manchete “Ataque de Riso” (em PDF), uma montagem com Ronaldo vestindo a camisa do Corinthians ganhou o subtítulo “Jornal Placar trata Ronaldo no Corinthians como o assunto merece”. No caso, fazendo piada.

Dias depois, o clube do Parque São Jorge anunciava o acerto com o ex-atacante do Milan, maior goleador da história das Copas do Mundo. Prova cabal de que a publicação esportiva não tem fontes e está muito distanciada da notícia (o que já estava claro após meses e meses de revistas sendo postas nas bancas sem a menor repercussão, exatamente como A Gazeta Esportiva de 2000).

Para completar a tragicomédia: palavras do editor da revista (e do jornal), Sérgio Xavier Filho, na edição de ontem, 9/12 (dia em que a contratação do atacante foi anunciada). “O sensacionalismo passou longe de nossas páginas. Se Ronaldo Fenômeno não desembarcará no Corinthians, por que enganar o leitor?”,  perguntou-se o jornalista (o texto está na página dois da edição, ao lado de uma reprodução da malfadada capa com a montagem fotográfica). Foi a última edição do jornal gratuito. Pior impressão, impossível.

Agora, em seu site, a Placar tenta fazer um balanço de perdas e danos. À sua credibilidade, imensas. Rir de si próprio não costuma adiantar.

Não há muito o que dizer nessas horas em que o leitor descobre como se faz linguiça.

2 Respostas para “A barriga do Ronaldo

  1. É…quando o Chico Lang disse que o Ronaldo ia pro Corinthians, eu dei risada. Mas eu tava no sofá da minha casa e não na capa do jornal experimental da Placar…
    Mas sabemos faz tempo que a Placar não é mais a mesma. Triste, porém verdade!
    Beijo

  2. Nádia,

    Chico Lang _e isso é confirmado pelo presidente do Corinthians_ foi quem deu a idéia (ideia???) maluca.

    Deu no que deu…

    bjo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s