A crise econômica chega ao jornalismo

A crise econômica bateu à porta da indústria jornalística, como era de se esperar. No exterior, num cenário em que cortes de pessoal (os famosos passaralhos) já vinham acontecendo nos Estados Unidos, a agência de notícias Associated Press, a mais antiga do mundo (tem 162 anos), anunciou um corte de 10% em suas redações.

A AP abriga mais de 4 mil jornalistas (entre editores, repórteres e fotógrafos). A medida de contenção de despesas, portanto, deverá atingir pelo menos 400 deles. Em 2008, a empresa já tinha adotado a estratégia de congelar vagas. Não resolveu.

O problema de uma agência deste porte balançar é que suas matérias ajudar a encher páginas e mais páginas de pequenos jornais espalhados pelo mundo. Com menos material sendo produzido via agências, naturalmente o caminho destes veículos é diminuir de tamanho _e dispensar mais gente, num trágico efeito dominó.

No Brasil, os principais meios de comunicação ainda não partiram para as demissões coletivas como forma de encarar a provável redução de faturamento. Por ora, o que tem acontecido é um recrudescimento da fiscalização rigorosa sobre os gastos da redação, como viagens ou uso de veículos. Espera-se mais.

2 Respostas para “A crise econômica chega ao jornalismo

  1. Como vai Alec? O que quero perguntar a você indiretamente tem ligação com as demissões nos veículos de comunicação. Primeiramente, você pode explicar como surgiu a idéia da sua viagem aqui pela américa do sul e como foi viabilizada? Talvez tenha postado no blog, mas procurei e não achei. Por isso te pergunto. A minha curiosidade tem relação com uma possível saída do empego. De qualquer jeito, ocorrendo isso ou não, quero fazer uma “reciclagem jornalística” e a sua experiência me instigou. Qualquer coisa, se puder me responder, mande por e-mail.

  2. Olá, Rodolfo,

    em geral, minhas viagens sempre saem de meu próprio bolso. Isso desde sempre. São viabilizadas por meus desejos, e adequadas a minhas condições no momento. Sem tirar nem por, é isso.

    abs

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s