A maconha chegou ao Twitter. Isso muda alguma coisa?

A minha compreensão sobre as redes sociais é que elas reproduzem, praticamente de forma idêntica, o convívio em sociedade. Algumas vezes, até com aperfeiçoamentos, como a possibilidade de bloquear pessoas indesejadas ou se tornar invisível para outras _coisa que, na vida off-line, sempre será impossível.

Daí eu leio um texto de Svetlana Gladkova horrorizada com um novo follower que lhe bateu à porta no Twitter (uma rede social, lembrem, concebida para telefones celulares, daí o minimalismo de seus 140 caracteres máximos).

Gladkova passou a ter as atualizações acompanhadas por uma tal MediCann, que trabalha com a venda de maconha para uso medicinal (o que é perfeitamente legal em países como Canadá e parte dos Estados Unidos, mas vetado no Brasil, por exemplo).

Vai daí que nossa amiga faz um libelo contra o que considera vulnerabilidade do serviço de microblog, sugerindo uma série de restrições para censurar o acesso de determinados usuários à conta dos outros. Um deles, que eu nem sabia, já existe: idade mínima de pelo menos 13 anos para se cadastrar no site. Facilmente burlável, claro.

Sem fazer juízo da causa, diria que não funciona. Especialmente na rede, a censura não pode vir de fora. Tem de ser estabelecida dentro de casa. O mesmo “parental control” que vale para a televisão ou vigia os sites que seu filho navega trancado no quarto dele deve prevalecer quando o assunto são redes sociais. A vida on-line ainda é de difícil compreensão mas, acredite, bem mais fácil de se livrar de enrascadas antes que elas cheguem ao mundo dito real.

Uma resposta para “A maconha chegou ao Twitter. Isso muda alguma coisa?

  1. Realmente esse perpassamento e culturas acabam resvalando em aspectos às vezes inadimissíveis.
    Há que se dizer que a pessoa pode não aceitar determinadas pessoas no Twitter.
    Por outro lado, valeria a pena criar diltros mais finos.
    No mundo virtual, às vezes aquela máxima “diga-me com quem andas que eu te direi quem és”, literalmente não funciona!
    \\\\\\
    @_@
    ~~~~

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s