Recapitulando: jornalismo e blog não são o mesmo

Muita coisa se discutiu no Congresso Internacional de Novo Jornalismo, que terminou ontem em Cáceres, na Espanha _só uma dúvida: o que é “novo jornalismo”? Não seria “nova sociedade”, na qual a profissão se insere e se obriga a mudar? Enfim…

Num dos painéis do evento, as comparações entre jornalista profissional e blogueiro foram inevitáveis. Outro adendo meu: blogueiro virou um termo quase como motoqueiro, não?: Apesar de eu não enxergar, quem o pratica costuma catalogar a palavra como “pejorativa”.

Como ainda não está claro que uma coisa não tem necessariamente a ver com a outra? Escrever não é igual a fazer jornalismo. Portanto, blog e jornalismo não são a mesma coisa. Inacreditável que parte da discussão em Cáceres tenha girado em torno disso (é tão velho e óbvio, não?).

A segunda constatação é que nós, brasileiros, estamos na cauda do cometa com relação às novas plataformas que o jornalismo pode (e deve) emprestar. Enquanto por lá, na Espanha, debate-se uma suposta rivalidade entre jornalismo profissional e blog (e a opinião de que ambos devem convergir e colaborar), aqui a gente assiste a uma movimentação ainda minúscula na blogosfera entre não jornalistas e pessoas ligadas a grandes veículos de imprensa.

A verdade é que, jornalisticamente, ainda não há blogosfera no Brasil a não ser aquela produzida por gente que já trabalhava (ou continua trabalhando) em veículos consagrados. Não há rivalidade simplesmente por não haver outro lado. Só existe um: o do mainstream.

Aliás, nem mesmo a Espanha está nesse patamar. Apenas decidiu-se antecipar a discussão que já ocorre há tempos nos Estados Unidos _mesmo lá, os principais “blogs” que concorrem com a grande imprensa não passam, na verdade, de coleções de links de notícias dos jornalões.

Podem ter certeza de que, com calma, chegaremos à situação ideal em que, graças aos publicadores pessoais, as pessoas rivalizarão com as corporações. No momento, isso ainda não passa de teoria mais do que comprovada.

5 Respostas para “Recapitulando: jornalismo e blog não são o mesmo

  1. Tem pesquisador vivendo em uma realidade paralela mesmo. Como entender esse tipo de aproximação?

  2. Everton,

    Eu confesso que desisti de entender. Quando são pessoas de fora do âmbito da profissão, ainda me animo a dar algum tipo de opinião…

    abs

  3. Não tinha me dado conta da analogia, que é muito boa. Blogueiro e motoqueiro…
    De qualquer maneira, gosto de me divertir colocando as coisas nos seguintes termos: blog e jornalismo não são a mesma coisa e não são opostos. Se fossem, todo jornalista que tem blog seria um esquisofrênico…

  4. Diego,

    De jeito nenhum, não são opostos mesmo. A plataforma pode servir ao jornalismo tanto quanto à adolescente que conta suas aventuras num diário virtual.

    abs

  5. Pingback: Cada vez mais blogueiros se autointitulam jornalistas « Webmanario

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s