A praga do control c + control v revisitada

ATUALIZAÇÃO:  a ferramenta indicada pela autora para a checagem de plágio está fora do ar. Como opção, é possível usar o Plagiarism Check.

É a maior crítica à plataforma on-line, não tem jeito. As facilidades de reprodução de palavras ou blocos de texto pelo computador transformam a Internet, muitas vezes, no paraíso da cópia. A culpa, evidente, não é da plataforma, mas dos desprovidos de idéias e vergonha na cara.

A jornalista e pesquisadora Raquel Recuero dá um bom exemplo ao relatar que texto de sua lavra foi copiado descaradamente pelo governo federal num edital.

Nas faculdades, é constante o número de trabalhos de alunos executado com base em propostas de outros, que têm seu trabalhado surrupiado sistematicamente.

Mais feio ainda é o jornalismo, atividade profissional em que o texto é a ferramenta básica, forrado de textos absolutamente copiados. E isso não ocorre apenas no on-line: recentemente, detectei em dois jornais impressos cópias de textos originalmente publicados na Web.

Recuero indica, por sinal, o site Plagiarism Detect, que varre a Internet em busca de cópias de frases e parágrafos inteiros.

Ladrões de palavras, tremei.

3 Respostas para “A praga do control c + control v revisitada

  1. Ah, normal, Alec! Volta e meia dou um control, c; control, v em materiais interessantes. A diferença é a citação e o link para o original. Um dado positivo é que essa realimentação conduz o leitor a outros sites e blogs que muitas vezes não conhecia (nem conheceria) se isso não acontecesse. No jornal impresso, não tem perdão: é crime que tira o trabalho de jornalistas. Requer (sempre!) autorização do autor.

  2. Everton,

    Quando falo ctrl c ctrl v estou querendo dizer cópia mesmo, plágio. Não o ato de mover um texto de um lugar a outro com a devida citação.

    abs

  3. Vou “plagiar” sua notícia no meu blog.
    Abraços

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s