Clarín põe dupla para bater perna nos EUA

Mais de uma vez, ao falar sobre o gênero reportagem, constatamos que ele está em decadência porque exige gente, tempo e, principalmente, dinheiro _tudo o que falta hoje às combalidas empresas de comunicação.

Pois o diário Clarín, de Buenos Aires (minha atual parada nessa turnê sul-americana), resolveu investir em grande estilo ao mandar repórter e fotógrafo bater perna em diversos Estados norte-americanos para sentir o pulso do eleitor até o pleito legislativo (são os congressistas quem elegem o presidente) de 7 de novembro.

Ricardo Kirschbaum, editor geral do periódico portenho, me disse que é uma empreitada que não custa menos de US$ 2 mil diários. Ao todo, o diário vai gastar pelo menos US$ 70 mil para oferecer aos seus leitores material exclusivo e de grande interesse.

Na edição desta sexta-feira, a equipe visita o Missouri e constata que, ali, começa a se sentir com mais força a influência do republicano John McCain.

O trabalho não se esgota em papel. Na versão on-line do Clarín (referência mundial por seu design avançado e claro _questiono apenas o uso da ordem cronológica inversa na home, o que é catastrófico do ponto de vista de hierarquização da notícia) há ainda vídeos e áudios sobre a odisséia.

Repórter e fotógrafa registram seus passos em vídeos e dão um sabor ainda mais especial ao trabalho.

No Brasil, quando você pede a um repórter para gravar vídeos, ele normalmente diz que está sendo explorado e que acumula funções. Nada mais equivocado.

Ah, outra mostra de que o Clarín entendeu perfeitamente o que aconteceu com o negócio jornal depois do advento da Internet: sua edição impressa encontra-se liberada, todos os dias a partir de 2h, no site do jornal. É o mínimo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s