Pinochet, um atentado, e o carregador de microfone

Nada melhor do que se despedir do Chile com o histórico vídeo no qual o general Augusto Pinochet, sem ser interrompido nem questionado pelo repórter da televisão estatal TVN (um mero carregador de microfone), dá a sua versão para o atentado frustrado que sofreu em 7 de setembro de 1986 (mais uma coincidência com uma efeméride brasileira).

O desempenho do jornalista (??) é o melhor exemplo do que eu convencionei chamar de “cachorro com um gravador pendurado no pescoço”. Chega a ser constrangedor. E foi. Imagine as pressões para a tomada do depoimento.

Por ocasião dos 20 anos do atentado (que teve represálias trágicas, como a execução de um jornalista de esquerda horas depois do crime), o El Mercurio de Santiago concebeu uma belíssima infografia animada, com áudio e vídeo, que até hoje serve perfeitamente de exemplo para o que queremos dizer quando falamos em infografia na plataforma on-line.

Do Pacífico, agora rumo ao rio da Prata, louco para falar das agruras de Cristina K e do jornalismo dos hermanos. Por sinal, eles estão muito de olho na gente: reportagem de hoje do Clarín comenta sobre cinco aspectoa da vulnerabilidade argentina com relação à “derrocada” do Brasil na crise econômica.

O texto encerra com uma observação curiosa sobre a “balança comercial turística” entre os dois países (“veranear no Brasil já custou o dobro do que fazê-lo na Argentina” _afinal, R$ 1,60 e 3,20 pesos equivaliam a US$ 1). Ainda assim, conclui a reportagem, “é bom comprar agora os reais para suas próximas férias”, uma aposta clara na acomodação do valor da moeda americana passada a turbulência.

A ver. E ao vivo.

Em tempo: o sobrenome Pinochet não foi varrido da política chilena. A filha do general, Lucia Pinochet Hiriart, é candidata a vereadora pela comuna santiaguenha de Vitacura;

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s