Os recordes da Olimpíada

Notícias de Pequim (a de lá, não a de cá): a ONG Repórteres sem Fronteira divulgou nesta sexta um balanço sobre o trabalho dos jornalistas nos Jogos Olímpicos. E as constatações não poderiam ser piores: a China, que prometeu “total liberdade” para os profissionais durante o evento esportivo, não cumpriu a promessa.

A RSF diz que pelo menos 22 repórteres estrangeiros foram agredidos pela polícia chinesa no exercício de suas funções. Além disso, 50 ativistas dos direitos humanos ficaram em prisão domiciliar durante a disputa dos Jogos, 15 cidadãos chineses foram presos ao pedir permissão para realizar protestos e 47 militantes pró-Tibete foram detidos e deportados.

Com relação à liberdade de imprensa, mais problemas. No episódio do assassinato de um turista norte-americano, no primeiro dia da Olimpíada, houve cerceamento ao trabalho de jornalistas que tentavam registrar o fato _no total, foram  12 as intervenções de forças públicas que prejudicaram coberturas jornalísticas.

A ONG mostrou ainda um memorando distribuído pelo governo nas delegacias de Pequim solicitando que em hipótese alguma houvesse empecilhos ao trabalho de reportagem. Ao mesmo tempo, o documento solicitava que os policiais “investigassem e interrogassem” os chineses que eventualmente dessem entrevistas à imprensa internacional.

Esse serviço de espionagem pressupõe, diz a RSF, “fortes represálias” a partir da semana que vem, quando os mais de 20 mil jornalistas credenciados para a Olimpíada começarão a deixar a China. Ou seja: são os chineses sendo treinados à força a não dar mais entrevistas.

Depois de tanta desgraça, o momento “fofo” da cobertura: Mateo Savland, 8 anos, foi o repórter mais jovem a trabalhar no evento. Ele é filho de uma mexicana e de um norueguês e comandou uma atração infantil na rede espanhola Televisa.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s