Projeto em Jornalismo Impresso I – Aula dois

Nesta sexta (22/8), a partir das 8h, damos seqüência ao curso de Projeto em Jornalismo Impresso I debatendo conceituação e nuances do projeto gráfico. Os slides já podem ser consultados on-line.

O que é o projeto gráfico? Em resumo, é o plano inicial cujo conjunto de elementos forma e dá caracteristica a um meio de informação. É o aproveitamento de todos os recursos gráficos, dentro de uma proposta editorial jornalística.

O projeto gráfico determina, entre outras coisas, o formato (tamanho do produto), a tipologia (família de fontes) e a apresentação (design), sempre dentro do conceito “notícias para ver”.

Um bom projeto gráfico está a serviço do editorial, ou seja, utiliza os recursos disponíveis para melhor explicar uma pauta ao leitor. Abusa de imagens e textos curtos, mimetiza a linguagem da Web, usa infográficos, interfere na qualidade da leitura, trata de exibir melhor o conteúdo textual.

Veremos ainda a composição dos elementos morfológicos principais (texto, título e imagem), assim como discutiremos o formato 3030, vendido como sendo o do jornal do futuro _na verdade, é do presente (o futuro pressupõe a supressão do papel).

Textos complementares

Para auxiliar na discussão, separei duas pequenas matérias que relatam conversas de editores de arte com alunos do Curso Abril. Em ambas, há dicas importantes e ótimos exemplos de como conceber um projeto gráfico bem-sucedido.

Além disso, deixo como sugestão mais três textos acadêmicos que abordam de forma simples e direta o assunto: “Notícias para ver“, de Norah Vela; “Técnicas gráficas de jornalismo“, de Artur Araújo; e “O diálogo gráfico/editorial: projeto gráfico e hipóteses de trabalho“, assinado por Michaella Pivetti.

O material de apoio é complementar à matéria dada em aula _portanto, fundamental para a compreensão e contextualização do tema.

Na segunda parte do nosso encontro, e usando o Newseum, vamos comparar (por meios das primeiras páginas) os três principais jornais brasileiros (O Estado de S.Paulo, Folha de S.Paulo e O Globo), objeto da pesquisa de Lourival Sant’Anna em “O Destino de Jornal” _livro de leitura obrigatória que já será discutido na próxima semana.

Até lá!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s