Ombudsman do jornalismo, profissional em extinção

Uma nova modalidade de passaralho está rolando na imprensa mundial. Agora, é a cabeça do ombudsman _representante dos leitores nos veículos_ que está a prêmio.

É emblemático que o primeiro jornal a criar o posto na América do Norte (o The Courier-Journal), e há 40 anos, o tenha extinguido no começo da semana. Ao menos seu titular, Pam Platt, foi reaproveitado numa editoria.

A extinção segue os exemplos de The Minneapolis Star-Tribune, The Baltimore Sun, The Fort Worth Star-Telegram, The Orlando Sentinel, The Hartford Courant e do The Palm Beach Post _todos deixaram de ter essa figura em suas folhas de pagamento.

A análise da gradual desimportância da função relaciona diretamente o fato ao avanço dos canais de comunicação redação-leitor (notadamente a internet e os instrumentos do que se convencionou chamar de Web 2.0).

Faz sentido, já que agora o contato com jornalistas é direto. Além disso, blogs estão fazendo o papel de defesa do leitorado, denunciando mazelas e ruindades diárias da imprensa.

Para completar, como normalmente o cargo é ocupado por um jornalista respeitável e veterano, o orçamento da “pasta” foge ao nível que os veículos pretendem hoje dispender com seus profissionais.

No Brasil, a instituição ombudsman no jornalismo _que nunca pegou, tanto que só dois jornais abraçaram a causa_ sofreu um duro golpe depois que a Folha de S.Paulo não renovou o mandato de Mário Magalhães, o mais crítico e metódico profissional a ocupar o cargo, suscitando insinuações de que teria sido dispensado justamente por enxovalhar (muitas vezes de forma correta) o jornal em sua crítica diária. Que, por sinal, deixou de ser aberta ao público, na Internet.

Uma resposta para “Ombudsman do jornalismo, profissional em extinção

  1. Meio offtopic, mas vocês viram isso? É um site que promete denunciar jornalistas jabazeiros:

    http://jabanao.wordpress.com

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s