Merchandising no meio do noticiário?


Reparou nos dois copos de café (com o logo do McDonald´s) que aparecem à frente dos apresentadores de um telejornal matutino da rede norte-americana Fox 5? Pois é. Depois dizem que o jornalismo acabou e você não acredita.

Como é tolerável que um produto jornalístico faça merchandising tão descaradamente? Digo descaradamente porque, fosse por debaixo dos panos, ainda teríamos de descobrir. Do jeito que está posto, nem isso.

A Fox, por sinal, é recorrente nesse tipo de avançada de sinal que afronta a credibilidade da profissão: seus profissionais utilizam equipamentos da Apple (deixando sempre visível, claro, a marca do fabricante).

Se você não entendeu ainda, eu, que sou paciente, explico: notícias negativas envolvendo Apple ou McDonald´s terão que tipo de abordagem nesta emissora?

Quando o merchandising invade o espaço jornalístico, é melhor mudar de canal.

A dica é do Poynter, mas o António Granado também distribuiu.

2 Respostas para “Merchandising no meio do noticiário?

  1. No meio esportivo a maioria está contaminada, ” vendida ” literalmente, e fica bem claro um jogo duplo: o $$$ e a sua credibilidade, a sua integridade. Podem ter certeza que não são todos que ficam com a segunda opção, pelo contrário.

  2. Thiago,

    Diz-se que todo mundo tem um preço. Pela avalanche de merchandising no jornalismo esportivo, depreende-se que é bem baixo, praticamente um troco.

    abs

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s