Reparou nos dois copos de café (com o logo do McDonald´s) que aparecem à frente dos apresentadores de um telejornal matutino da rede norte-americana Fox 5? Pois é. Depois dizem que o jornalismo acabou e você não acredita.
Como é tolerável que um produto jornalístico faça merchandising tão descaradamente? Digo descaradamente porque, fosse por debaixo dos panos, ainda teríamos de descobrir. Do jeito que está posto, nem isso.
A Fox, por sinal, é recorrente nesse tipo de avançada de sinal que afronta a credibilidade da profissão: seus profissionais utilizam equipamentos da Apple (deixando sempre visível, claro, a marca do fabricante).
Se você não entendeu ainda, eu, que sou paciente, explico: notícias negativas envolvendo Apple ou McDonald´s terão que tipo de abordagem nesta emissora?
Quando o merchandising invade o espaço jornalístico, é melhor mudar de canal.
A dica é do Poynter, mas o António Granado também distribuiu.
No meio esportivo a maioria está contaminada, ” vendida ” literalmente, e fica bem claro um jogo duplo: o $$$ e a sua credibilidade, a sua integridade. Podem ter certeza que não são todos que ficam com a segunda opção, pelo contrário.
Thiago,
Diz-se que todo mundo tem um preço. Pela avalanche de merchandising no jornalismo esportivo, depreende-se que é bem baixo, praticamente um troco.
abs