Wikipedia debate oficialização da censura

A Wikipedia está considerando seriamente a possibilidade de ampliar os poderes de seus “admins” e, definitivamente, pôr fim à falácia da “enciclopédia livre”.

A idéia é introduzir a moderação, impedindo que qualquer edição (para verbetes novos ou já existentes) vá ao ar antes que um dos cães de guarda do produto de Jimmy Wales aperte o botão e dê seu ok. A justificativa é o vandalismo, um problema grave do site.

O assunto foi deliberado em Alexandria (Egito), onde rolou mais uma edição da Wikimania _espécie de desconferência que reúne fanáticos e obreiros da Wikipedia de todo o mundo. A novidade já está sendo testada na Alemanha e, diz o “The New York Times”, elimina a espontaneidade e a sensação de ausência de hierarquia que tornaram o site um paradigma da Web 2.0.

Na prática, a decisão vai apenas oficializar a censura já praticada corriqueiramente pelos “admins”, que na média são despreparados, desconhecedores do vernáculo, intolerantes, limitados e inviáveis para qualquer tipo de debate.

A diferença entre o que ocorre hoje e o que deverá passar a ocorrer é que alterações nos verbetes nem sequer chegarão ao site se os cães de guarda não concordarem com elas. Hoje, os “admins” são obrigados a correr atrás e eliminar edições que consideram impróprias.

Reportagem de 2007 da revista “Carta Capital” já alertava sobre a péssima qualidade do conteúdo publicado na Wikipedia _mérito, em boa medida, dos próprios administradores, que não têm estofo nem mesmo para editar uma redação escolar infantil.

Agora, com poderes ainda mais amplos, a coisa deve degringolar de vez.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s