Na Internet, idéias bastante simples costumam dar ótimos resultados.
Vejam o exemplo do fotolog “The Big Picture“, tocado por um webmaster do “Boston Globe“, um dos primeiros jornais do mundo a ter uma versão eletrônica (acima, uma imagem do planeta Marte que o cara inseriu).
O que ele (Alan Taylor) fez foi nada mais nada menos que mesclar os recursos da boa e velha galeria de fotos, presente em qualquer portal noticioso que se preze, com a praticidade do fotolog.
Sua iniciativa está sendo saudada como uma “grande idéia”, especialmente por ter vindo de alguém que não é jornalista, mas que se preocupou com o noticiário ao sugerir alguma novidade para seu veículo.
O Knight Center amplia a discussão e pergunta: como atrair bons “programadores” para o jornalismo, sendo o salário pago na redação é pífio perto das ofertas que estes profissionais encontram, por exemplo, em empresas de tecnologia?
Eu, mais modesto, questiono a falta que boas idéias fazem ao exercício da profissão. Tanto é assim que Taylor, por mais mérito que tenha, não criou nada. E já foi saudado como uma grande cabeça pensante do jornalismo on-line.
Iniciativa é, de fato, tudo.