Google é processado por roubar conteúdo

Em bloco, jornais da Bélgica entraram na Justiça contra o que consideram armazenamento ilegal de conteúdo. O réu? Ele, o Google.

A questão já se arrasta desde o ano passado, quando o supermega site de busca (que realiza 98% das operações do gênero na Internet) perdeu ação em primeira instância. Os veículos querem indenização de 49 milhões de euros (mais de R$ 124 milhões). Em setembro, a Corte Suprema da Bélgica julgará a apelação.

O alvo da ação dos jornais belgas é o serviço Google News, objeto de freqüente disputa jurídica. No Brasil, por exemplo, o portal Terra conseguiu, por meio de um acordo, que seu conteúdo não fosse indexado. As empresas jornalísticas entendem que se trata de uso indevido de material protegido por leis de direito autoral.

No entedimento do Google, o serviço é uma espécie de favor, pois “aumenta consideravelmente a audiência dos sites noticiosos”, segundo afirmou um porta-voz da empresa.

Pode ser: The New York Times e Le Monde, só para citar dois casos, estão entre os jornais que saíram do sistema com a mesma argumentação e, meses depois, pediram para voltar.

2 Respostas para “Google é processado por roubar conteúdo

  1. Oi Alec, como estás?
    Interessante esse teu post… Semana passada ainda eu pesquisava sobre o ACAP, Automated Content Access Protocol. É um recurso que alguns sites estão adotando – com o NYT, por exemplo, para deixar seus sites “cegos” ao Google News.
    Baita estupidez, ao meu ver, já que o Google News não traz notícias inteiras, tampouco rouba conteúdo de site algum. Ele só direciona para as páginas próprias dos veículos.
    Às vezes isso me cheira à inveja…

    Assinei teu blog! Muito bom!
    abraço!

  2. Ana,

    Concordo contigo. Fui frontalmente contra quando o portal Terra tomou a decisão de retirar o site da busca de notícias do Google.

    Eu vejo o serviço exatamente como você: um facilitador de acesso de conteúdo e, como não, até mesmo uma espécie de “link patrocinado” que conduz o usuário ao que ele pretende saber.

    Será que é só inveja ou burrice também?

    Obrigado, tô sempre lá no Libellus!!

    bjs

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s