Obama dá entrevista a blogueiros. E daí?

Pré-candidato do Partido Democrata à presidência dos Estados Unidos, Barack Obama concedeu no sábado uma entrevista em vídeo para a blogueira Erin Kotecki-Vest, que desde 2005 comanda um condomínio de blogs exclusivamente tocados por mulheres.

Saudada como a redenção do establishment à ascensão do amador nos meios de comunicação, a iniciativa não foi inédita. Por sinal, uma semana antes, foi o candidato Republicano, John MCain, quem deu uma coletiva a um grupo de blogueiros.

Muito antes, em dezembro de 2005, o francês Nicolas Sarkozy _então ministro do Interior de seu país_ recebeu Loïc Le Meur, também para uma entrevista em vídeo. Le Meur é um dos mais prolíficos jornalistas amadores da blogosfera francesa e, na época, Sarkozy estava no olho do furacão ao tratar jovens dos subúrbios franceses que protestavam contra a falta de empregos como “escória”.

O mérito de Kotechi-Vest, esse sim, foi usar princípios básicos do jornalismo cidadão em sua entrevista, ou seja, reunir uma série de questionamentos provenientes das próprias blogueiras, e tratar dos assuntos diretamente na entrevista com Obama. Foi o mesmo processo que barrou, no final do ano passado, entrevistas com as mulheres dos candidatos, oferecidas pelas campanhas.

Quando teve a chance, Le Meur posou de gostosão e desfrutou seus minutos de fama _o oposto de nossas amigas blogueiras dos EUA. É o fenômeno “quero ser famoso” que tanto incomoda e atravanca a evolução do processo colaborativo.

Uma resposta para “Obama dá entrevista a blogueiros. E daí?

  1. Pingback: John McCain » Obama dá entrevista a blogueiros. E daí?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s