Franceses testam papel eletrônico

Francês lê no Metrô no papel eletrônico

Ainda na linha “o que suas operadoras de celular querem fazer por você (para ganhar mais dinheiro, claro)”, a Orange, principal empresa de telefonia móvel da França, já está testando desde 20 de abril o “e-paper”, ou papel eletrônico.

O assunto é legal porque junta conteúdo para ambientes portáteis e o fim dos jornais impressos, dois dos assuntos prediletos deste site.

O papel eletrônico da Orange, batizado de Read&Go (vídeo), tem capacidade para armazenar cerca de 200 jornais ou 30 livros. No vídeo fica claro que se trata de um palm top ampliado _a versão da foto acima, maleável, é mais charmosa.

Para fazer o bicho funcionar, a Orange trabalha com a tecnologia 3G associada ao wifi. É aí que essas empresas vão encher o cofre. Lembram? Mais tecnologia, mais e melhores aparelhos. Mais caros, que permitem maior tempo de navegação e uso de mais recursos. Contas maiores ao final do mês, resumindo.

O modelo francês (150 pessoas vão testar o “papel” por pelo menos dois meses) começa esquisito no que diz respeito ao conteúdo, porque publicações estão esfregando as mãos e anunciando pacotes móveis que podem beirar os 800 euros anuais. Enquanto isso, o mundo discute e se encaminha para a supremacia do US$ 0, ou seja, do grátis.

Quem está disposto a pagar por conteúdo levante a mão. Ninguém, né?

3 Respostas para “Franceses testam papel eletrônico

  1. Alec, respondi seu comentário, acho o diálogo muito pertinente. Também estou aproveitando o Twitter em sala de aula, vamos ver no que dá. E, falando em livro, sabe que todas essas idéias de uso de softwares e tecnologias em escolas de jornalismo daria material interessante para um? Quero dizer, são idéias que dispersas – com boa dose de generosidade- em blogs como o seu e de outros colegas. Acho que valeria a pena juntar essas experiências em um livro convencional (ou não tão convencional assim). “Jornalismo 3.0”? Abs.

  2. Pingback: Mais um jornal se aventura no e-paper « Webmanário

  3. Pingback: Se o futuro do jornal é isso, danou-se… « Webmanário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s