Rolou na quarta, mas só fiquei sabendo hoje: morreu Philip Jones Griffiths, aos 72 anos, de câncer. Lambe-lambes de luto.
Também, o cara foi “o” fotógrafo. Sua cobertura da Guerra do Vietnã para a agência Magnum ajudou a mudar os rumos do conflito quando expôs na cara dos americanos as atrocidades que estavam sendo cometidas do outro lado do mundo.
Mas a minha imagem predileta do conflito vietnamita no qual os EUA meteram indevidamente o bedelho é essa aí de baixo, feita por Eddie Adams para a AP. Há um documentário em que ele conta o horror da execução (com direito à cena completa, que também foi filmada) a sangue frio perpetrada pelo chefe da Polícia Nacional do Vietnã do Sul, Nguyen Ngoc Loan.
Grandes fotos. Só discordo da afirmação de que os EUA meteram indevidamente o bedelho. Na minha opinião, os EUA fizeram, sim, uma avaliação errada do custo da guerra. Mas, como em um tabuleiro de War, no início parecia interessante não deixar a cagada francesa render mais um território para as peças “vermelhas”.
Minha visão, quem deveria entrar em guerra civil armada é o Brasil, para acabar com essa situação lastimável de corrupção e miséria. Um abraço e se quiser começa é só entrar em concto.
Caros,
Na verdade, o que vemos na foto é um general sul-vietnamita executando um oficial norte-vietnamita que acabara de mater 8 civís. Nada a comentar sobre a intervenção de um país em outro sem ser chamado, mas eu acho que a China também não deveria ter intervindo a favor dos norte-vietamitas. Deixassem eles brigando…
Pingback: Webmanario, 2 « Webmanario
I’ll immediately seize your rss as I can not in finding your email subscription link or newsletter service. Do you have any? Kindly let me recognize in order that I could subscribe. Thanks.