Comentários sem moderação e moderação nos comentários

Vimos na aula de hoje que em sites como G1 e Folha Online a opção “comente esta notícia” não está disponível de forma clara e em todo o noticiário simplesmente porque os sites NÃO TÊM GENTE suficiente para ler os comentários e aprová-los.
No Estadão, em que a opção aparece em TODAS as notícias, descobrimos hoje que não há qualquer tipo de moderação. Curiosamente, apesar de alguns comentários terem demorado a ir para o ar, mesmo palavras chulas ou referências desairosas ao próprio site acabaram publicadas. É o que nos revela a caixa de comentários da notícia PF prende líder de esquema de venda de diplomas pela internet.É o eterno desequilíbrio. Enquanto uns têm cuidado demais e impedem o acesso e a participação do leitor, outros têm cuidado de menos _sob a aparente capa de uma democrática participação da audiência. Portanto, cuidado com o que escrevemos num fórum público…
Caixa de comentários

8 Respostas para “Comentários sem moderação e moderação nos comentários

  1. Uma outra discussão importante é: os sites entendem o porquê das caixas de comentários? Realmente há uma interação ou faz-se apenas para dar um ‘gostinho’ para o internauta? Algo como ‘deixa esses caras perderem tempo aqui’… Tenho a sensação de que em muitos lugares as áreas de comentários só existem porque alguém leu que ‘interação faz parte da web 2.0’.

  2. Acho que nos jornais online de hoje o que interessa é a publicidade, os donos só estão preocupados com lucro, pelo menos as pessoas que compram jornais estão de olho nas noticias, em cidades pequenas o assunto do dia é a noticia que leram no jornal, ou ouviram no rádio, um amigo protético me disse que o mundo está nas mãos dos jornalistas, pois são eles que podem estar nos locais onde tudo acontece e multiplicar informações. Os comentários são a forma de expressão do leitor, quanto mais preocupação com o que o consumidor pensa mais fácil de seguir o caminho certo, ou seja veicular noticias de credibilidade. Informar ao caipira das colônias o que está acontecendo no mundo, fazer com que lá na china a noticia do dia tenha vindo do Brasil. Sei lá se comunicar! Isso ai

  3. O mais importante é que, com esta atividade, mostramos que enquanto uns sites fingem que vc pode participar e comentar o noticiário, outros estão totalmente vulneráveis a qq tipo de manifestação. O ideal, sempre, é o quilíbrio.

  4. wilson de oliveira souza

    Gostaria de pedir desculpas , si causei algum constrangimento, queria apenas mostrar a falta de pessoas nos setores de jornalismo. Foi proposital. Abraço a todos.

  5. Pingback: Falta um gerenciador de discussão « Webmanário

  6. Pingback: Comentário sim, lama não | Ombudsman

  7. roberta badreddine

    roberta badreddine

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s