Vamos fazer o perfil de 1,8 milhão de personagens?

O desafio do título acima foi proposto por um grupo de pesquisadores do mundo todo, reunidos por meio de uma rede social própria. Então nasceu a Encyclopedia of Life.

A idéia é, nos moldes da plataforma wiki (programa que facilita a inclusão de novas informações sobre um texto já existente), catalogar _em texto, foto, áudio, vídeo e no que vier a ser criado_ o impressionante inventário de 1,8 milhão de espécies conhecidas no planeta.

É como se, no jornalismo, decidissimos escrever (não só isso, arrumar fotos, imagens, registros de voz…) os perfis de 1,8 milhão de pessoas. Num mundo habitado por 6,6 bilhões, escolher 1,8 milhão não parece tão hercúleo. Não?

É por isso que a “colaboração orientada”, o _e eu acrescentaria, “monitorada”_ vai ser importante para melhorar não apenas o jornalismo. O “crowdsourcing“, na definição de Jeff Howe (aqui, um beabá bem chinfrim em português… ) abre a possibilidade de acelerar imensamente os processos.

Quanto, em tempo e pessoas, seria gasto numa estrutura convencional (pense numa redação), para dar conta da tarefa de redigir, ilustrar, dar acabamento, corrigir, melhorar 1,8 milhão de unidades distintas de informação?

A tecnologia deu, a nós e também às “estruturas convencionais”, o poder de fazer o chamamento do povo. De pedir que as pessoas ajudem a disponibilizar informação mais rapidamente.

Um perfil jornalístico nada mais é do que um resgate de vida pregressa (a origem), performance social (evolução) e contexto da morte (extinção).

É o propósito da Encyclopedia of Life.

Uma resposta para Vamos fazer o perfil de 1,8 milhão de personagens?

  1. Pingback: Após quase três anos, enciclopédia colaborativa chega à metade do trabalho | Webmanario

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

You are commenting using your Twitter account. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

You are commenting using your Facebook account. Sair / Alterar )

Connecting to %s